sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

POSSO COMER CARNE DE PORCO? O QUE DIZ A BÍBLIA?

O QUE CONTAMINA O HOMEM.

Mateus 15:11 “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem”.

Do que Jesus está falando?

Jesus neste verso está purificando todas as coisas?

Agora depois dessa declaração de Jesus, nós podemos comer qualquer coisa, vejamos o que Paulo falou também sobre o tema:

1 Coríntios 10:25 “Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência”.

1 Coríntios 10:31 “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”.

Atos 10:11-16 “E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou. E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu”.

Resposta começando por Pedro.

Observe que a voz falou com Pedro por três vezes e ele não obedeceu a voz em nenhuma das vezes. Muitos usam essa visão de Pedro para justificar comer carne de porco, mas vejamos sobre o que realmente era a visão do lençol.

Atos 10:27-28 “E, falando com ele, entrou, e achou muitos que ali se haviam ajuntado. E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo”.

Este fato de um Judeu entrar na casa de um estrangeiro era tão grave que Pedro teve que dar explicações sobre o ocorrido na casa de Cornélio.

Atos 11:1-10 “E ouviram os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus. E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão, Dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles. Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo: Estando eu orando na cidade de Jope, tive, num arrebatamento dos sentidos, uma visão; via um vaso, como um grande lençol que descia do céu e vinha até junto de mim. E, pondo nele os olhos, considerei, e vi animais da terra, quadrúpedes, e feras, e répteis e aves do céu. E ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro; mata e come. Mas eu disse: De maneira nenhuma, Senhor; pois, nunca em minha boca entrou coisa alguma comum ou imunda. Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou. E sucedeu isto por três vezes; e tudo tornou a recolher-se ao céu”.

Resposta de Paulo

Paulo na verdade estava falando de uma discussão que surgiu por causa das carnes sacrificadas a ídolos, como saber se a carne da feira era sacrificada ou não.

1 Coríntios 8:1-8 “Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, com consciência do ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada. Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta”.

Resposta de Jesus

Do que Jesus está falando?

Jesus neste verso está purificando todas as coisas?

Agora depois dessa declaração de Jesus, nós podemos comer qualquer coisa, vejamos o que Paulo falou também sobre o tema:

Mateus 15:20 “São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem”.

Se usarmos Mateus 15:11, dizendo que Jesus liberou que agora podemos comer qualquer coisa, reproduziremos o discurso de Satanás, que acusa Deus de se injusto. Veja porque:

Gênesis 3:1-6 “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”.

O pecado entrou no mundo pela boca de Eva e depois pela boca de Adão, se Jesus disse que o que contamina o homem não é o que entra e sim o que sai, como explicar o pecado de Adão, se comer não é pecado.

Cuidado com os falsos profetas; cuidado com as testemunhas falsas. Como acusaram Estevão de transgredir a Lei de Deus.
Atos 6:13 “E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei”.

Mateus 5:17 “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir”. (Ab-rogar é sinônimo de: abortar, anular, cancelar, cassar, derrogar, eliminar, infirmar, invalidar, rescindir, revogar e terminar)

Isaías 65:3-4 “Povo que de contínuo me irrita diante da minha face, sacrificando em jardins e queimando incenso sobre altares de tijolos; que habita entre as sepulturas, e passa as noites junto aos lugares secretos; come carne de porco e tem caldo de coisas abomináveis nos seus pratos”;

Isaías 66:17 “Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o Senhor”.

Tudo que Deus disse para o homem fazer, Satanás disse que não precisava ou não precisava mais, seja qual for a forma usada pelo demônio, muitas pessoas estão seguindo seus ensinamentos.

Um comentário:

  1. A palavra fala por si!
    Por falta de conhecimento, feito grão de areia, muitos se perderão.

    ResponderExcluir